domingo, 28 de março de 2010

Hora do Planeta???

Obs.: Se estiver com muita preguiça, pule direto para a última imagem e leia o texto abaixo ;)


Hora do Planeta... que diabos é Hora do Planeta???
Seria o momento em que o planeta estaria completando 4.543.842.379 aninhos?



Ou seria aquele aguardado momento de quem foi criança há uns bons 15 aninhos atrás?



O dia das mulheres é comemorado devido ao trágico incidente que matou queimadas mais de 100 costureiras em um prédio sem as mínimas condições de segurança. O dia do trabalho é celebrado para relembrar as lutas e greves sindicais em prol de melhores condições de trabalho. Assim como toda data celebrada é celebrada por algum motivo.
Pois bem, procurei saber o significado do “Dia do planeta” e não encontrei. Ao que me parece, alguns australianos resolveram brincar de apagar as luzes e isso se alastrou até chegar ao ponto em que chegou.

Pois bem, estou criticando o “Dia do Planeta”? Não, não estou. Apenas não vejo muita lógica nisso. Que apagar as luzes durante 1 hora em um único dia da semana não vai ajudar em nada, isso qualquer um é capaz de deduzir, mas é claro que a idéia não é salvar o mundo com essa atitude, e sim conscientizar e chamar a atenção para essa causa.
Acho válido, mas sinceramente acho que, a essa altura do campeonato, com tantas teorias da conspiração, desde aquecimento global (que há quem diga que é balela) até vacas flatulentas causadoras de efeito estufa, quem ainda não se conscientizou é por pura conveniência ou hipocrisia mesmo.

Enfim, adiantando ou não adiantando, mal certamente não faz. Mas a questão é... não podemos pensar que, por termos apagado as luzes durante 1 hora uma vez no ano, já cumprimos nossa parte. Existem inúmeras atitudes que precisam ser praticadas diariamente, precisam fazer parte de nossas vidas, como os 3 Rs do consumo de material gerador de lixo ou poluição (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).



Bom, mas a idéia aqui não é orientar sobre as práticas ecológicas que devemos ter, pois para isso já existem milhares de Blogs específicos para o assunto.

A idéia do Post é divulgar este site:



O site é basicamente, utilizando as palavras do “IDG NOW!”, “um mecanismo de busca ‘ecológico’, baseado na Google Custom Search, a ferramenta do portal que permite a personalização da busca.”.
Além de permitir a realização de buscas e o acesso a outras ferramentas do google, o site tem um contador de acessos onde, para cada 50 mil acessos, uma nova árvore é plantada em algum lugar do Brasil.
Portanto, fica aí a dica... da próxima vez que você for usar o google, acesse através do site:

Dica: você pode também fazer do site a página inicial do seu navegador, assim, a cada vez que abrir o Browser, ajudará (de maneira concreta!) na salvação de nosso planeta ;)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ao dia das mulheres



Bem, aproveito a data para prestar uma pequena homenagem ao dia das mulheres. As mulheres, em muitas culturas (e acredito que na maioria delas) vêm sendo sistematicamente ignoradas, subestimadas e desvalorizadas.

Mas, por que isso? Talvez tenha a ver com as religiões, que, pelo menos nas religiões ocidentais, sempre tendem a valorizar muito mais o papel do homem na representação das mesmas.
Há quem diga que Jesus, na verdade, teria deixado seu reino para Maria Madalena, e que os homens, enfurecidos e enciumados, teriam tratado de eliminar qualquer vestígio deste acontecimento para que os homens pudessem “tomar esse reino à força”.
Uma evidência um pouco mais facilmente detectável foi a caça às bruxas, que queimou vivas em fogueiras milhares de mulheres que tentaram dar um passo à frente e conquistar o seu espaço.

Na ciência talvez o favorecimento tenha se dado devido à precisão matemática com que a ciência precisou ser erguida. Talvez o início da ciência tenha realmente exigido a precisão, a lógica e a frieza analítica tão características dos homens.
Porém, tudo na vida tem seu ponto de equilíbrio, o ponto em que o Yin precisa dar lugar ao Yang, que o preciso precisa dar lugar ao incerto, o fragmentado ao integral, o físico ao metafísico, a quantidade à qualidade.


Porém, acredito que o exagero na super-valorização dos aspectos masculinos (Yang, na filosofia chinesa) em detrimento dos aspectos femininos (Yin) acabou sendo prejudicial à formação da base de nossa ciência, da sociedade e de toda a base do pensamento humano.
Partindo-se deste princípio, não seria difícil entender porque temos a tendência a fragmentar ao invés de integrar, de dominar ao invés de entender, de quantificar ao invés de qualificar, de procurar causas e efeitos ao invés de procurar por interações.

E é pelo fato de as mulheres completarem a nós homens de maneira tão perfeita, que o Blog Desnewtoniando deixa hoje sua homenagem a estes seres tão fascinantes e imprescindíveis nesta complexa teia de inter-relações.

Espero que, nós homens, um dia consigamos, com nossa maneira reducionista, simplista e racional, entender toda a complexidade que forma a alma feminina. Ou não, já que isso talvez acabasse com toda a graça do negócio.


BlogBlogs.Com.Br