segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ao dia das mulheres



Bem, aproveito a data para prestar uma pequena homenagem ao dia das mulheres. As mulheres, em muitas culturas (e acredito que na maioria delas) vêm sendo sistematicamente ignoradas, subestimadas e desvalorizadas.

Mas, por que isso? Talvez tenha a ver com as religiões, que, pelo menos nas religiões ocidentais, sempre tendem a valorizar muito mais o papel do homem na representação das mesmas.
Há quem diga que Jesus, na verdade, teria deixado seu reino para Maria Madalena, e que os homens, enfurecidos e enciumados, teriam tratado de eliminar qualquer vestígio deste acontecimento para que os homens pudessem “tomar esse reino à força”.
Uma evidência um pouco mais facilmente detectável foi a caça às bruxas, que queimou vivas em fogueiras milhares de mulheres que tentaram dar um passo à frente e conquistar o seu espaço.

Na ciência talvez o favorecimento tenha se dado devido à precisão matemática com que a ciência precisou ser erguida. Talvez o início da ciência tenha realmente exigido a precisão, a lógica e a frieza analítica tão características dos homens.
Porém, tudo na vida tem seu ponto de equilíbrio, o ponto em que o Yin precisa dar lugar ao Yang, que o preciso precisa dar lugar ao incerto, o fragmentado ao integral, o físico ao metafísico, a quantidade à qualidade.


Porém, acredito que o exagero na super-valorização dos aspectos masculinos (Yang, na filosofia chinesa) em detrimento dos aspectos femininos (Yin) acabou sendo prejudicial à formação da base de nossa ciência, da sociedade e de toda a base do pensamento humano.
Partindo-se deste princípio, não seria difícil entender porque temos a tendência a fragmentar ao invés de integrar, de dominar ao invés de entender, de quantificar ao invés de qualificar, de procurar causas e efeitos ao invés de procurar por interações.

E é pelo fato de as mulheres completarem a nós homens de maneira tão perfeita, que o Blog Desnewtoniando deixa hoje sua homenagem a estes seres tão fascinantes e imprescindíveis nesta complexa teia de inter-relações.

Espero que, nós homens, um dia consigamos, com nossa maneira reducionista, simplista e racional, entender toda a complexidade que forma a alma feminina. Ou não, já que isso talvez acabasse com toda a graça do negócio.


16 comentários:

Thais Callou de Holanda disse...

Oi, Hideki!

Agradeço em nome do público feminino do site pela lembrança e homenagem!

E penso diferente sobre essa crença de que "homens e mulheres se completam". Esse tipo de coisa influencia bastante na maneira como nos relacionamos com as pessoas, por que deixa a margem para a interpretação racional da mente: "eu sou um ser incompleto"... E a partir disso surgem diversos comportamentos dependentes, agressivos, etc... (não sou psicóloga).

Acredito que quando aceitarmos que o universo se apresenta em suas polaridades yin-yang, em constante movimento e transformação, ou simplesmente quando se for possível compreender as diferenças e aceitá-las, não haverá mais "guerra dos sexos".

No mais, que a paz esteja com você!

Fabio Vallada disse...

Entender as mulheres? Não viaja Hideki, isso é impossível!!!

Carol disse...

É... mulheres nw precisam ser entendidas, se pra mtos é uma tarefa difícil, basta apenas ouví-las. Neste mundo onde o imediatismo toma conta, o agr e já é para ontem, assim como existem mulheres difíceis, somos gratas por ter sabedoria e paciência para entender alguns homens. Pq é fácil criticar, dizer q somos complicadas, mas homens nw podem negar q sempre atrás deles há uma gde mulher, e se nw são comprometidos, msm nós sendo um ser complicado, atraímos os homens a cada dia... seja por beleza, garra ou amizade, somos simplesmente humanas...

Unknown disse...

Só pra não passar em branco, concordei com tudo o que foi dito...

Parabéns as mulheres! Ainda bem que vocês existem para deixar o nosso mundo mais belo e agradável...


Rodrigo Letang

Paula Pires disse...

A luta das mulheres ainda esta no inicio. Todas as conquistas nao amenizaram os conflitos que persistem... O dia da mulher, creio eu, ainda nao pode ser comemorado. Temos muito o que mudar para que esse dia seja, realmente, congratulado. As mulheres assim como a sociedade sao machistas e integrantes da ditadura da beleza. Enquanto nao houver uma conscientizaçao do verdadeiro papel da mulher nao poderemos comemorar seu dia.
Abs, Hideki.

Clarice Ishikawa disse...

Acredito que a homenagem à MULHER se deve às suas conquistas, à sua reação diante o patriarcalismo.

Conquistas estas relacionadas à valorização da sua existência como ser no mundo, assim como qualquer outro.

Porém, venho percebendo que o movimento feminista parece estar excedendo seus limites no sentido de estar buscando não somente a sua posição como Mulher, mas desejando ocupar o espaço do Homem também. Perante esta despotencialização do masculino, o homem se sente cada vez mais ameaçado desenvolvendo diversos simtomas que apontam para a improdutividade, baixa agressividade, enfim, características que pertencem ao Masculino.
Mas esse não é FOCO desse post!! rs

Parabéns à mim (rs), às mulheres que valorizam a sua essência, a sua feminilidade - sensibilidade, doçura, meiguice, vaidade - e a sua independência!

Complementando a visão Yin & Yang, C.G. Jung também defende esta idéia de "equilíbrio" e "integração" desenvolvendo a teoria sobre "anima" (feminino) e "animus" (masculino)dizendo que todo homem tem seu lado feminino (anima) e toda mulher tem seu lado masculino (animus).

Não sei se um dia, os homens conseguirão compreender as mulheres em sua totalidade mas mais do que isso, acredito que o objetivo maior seja compreender o seu próprio aspecto feminino (anima) por meio de suas relações com as mulheres.

Assim, seja Mulher ou Homem, todos nós temos os nossos valores e um necessita do outro para o seu desenvolvimento.

Supondo que esta bela atitude do Hideki seja da manifestação de sua "anima" (rs), esse post merece todo crédito em homenagem às MULHERES que "despertaram" o seu "animus" visando à integração do seu SER.

Parabéns!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

kkk... Ô Hideki, cuidado pra sua "anima" não se animar demais hein... kkk...


Rodrigo Letang

Thais Callou de Holanda disse...

Cuidado, homens! Parem de confundir "anima" com homossexualismo!

Unknown disse...

Desculpe, mas não pude resistir...kkk...

Rodrigo Letang

Fábio Hideki Kawauchi disse...

Caramba... nunca deixei que tantos comments fossem escritos sem comentá-los... ms o bicho tá pegando, rs... :(

P.S.1: Como diria Arnold... "Que papo é esse Clarice?!?!?!"
P.S.2: Brincadeira, nós homens somos muito preconceituosos mesmo com esse negócio de lado feminino. Eu tenho um lado feminino.
P.S.3: Mas meu lado feminino é lésbico, rs
(Sorry... piada de qualidade questionável, rs)

Unknown disse...

kkkk...


Rodrigo Letang

Fábio Hideki Kawauchi disse...

Parte I das respostas:

Thais:
Mto obrigado pela visita, e mais ainda pelo comment!
Bom, pra falar a verdade, nesta parte do post, onde falei de um "completar" o outro, como eu já estava na parte mais "clichezinha" não dei tanta atenção. Realmente também não acredito nessa coisa de "completar", acho que realmente só somos seres realmente felizes quando somos completos sem depender de nada e nem de ninguém.
Mas, acredito sim que os sexos se "complementem", isso sim!
Muito obrigado por me chamar a atenção para este ponto que realmente não dei a devida importância! :)

Vallada:
Primeiro comentário do grande Vallada! Mostrei seu comment para a Ivana... ela não concordou com você! hahaha
Valew pelo comment! Abraços!

Carol:
Não há como negar que o sucesso de um homem depende muito da mulher que está a seu lado (e vice-versa), tb é inegável que as mulheres são seres fascinantes (decifra-me ou devoro-te), mas que são complicadas, ahhhh... isso são!

Rodrigo:
Milagre! Concordância de 100%!!!!! rs...
Achei que você fosse dizer que viajei no Post... foi uma ótima surpresa receber essa aprovação absoluta... embora as discussões em momentos de discordância também sejam bastante estimulantes...

(Mais respostas em um outro dia...)

Fábio Hideki Kawauchi disse...

Paulinha:
É, com ctz ainda há mto a conquistar. Ms com ctz tb mto já foi conquistado. Acho que uma das formas de viver bem é nunca deixar de comemorar pq ainda há coisas a realizar, cada passo é um passo, e deve ser conquistado e depois celebrado, mas também é importante nunca deixar de lutar pq algo já foi realizado, cada problema é um problema, e deve ser enfrentado!

Clarice:
A questão do equilíbrio é realmente mto importante. Como sugere o Blog, eu acredito que um dos grandes males que trouxe o mundo ao ponto que está foi justamente este desequilíbrio entre o masculino e o feminino.
Mas, apesar de ser favorável ao equilíbrio, eu acho q uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... q história é essa de "manifestação do meu anima"??? rs (brincadeirinha)

E chega de respostas! Neste fim de semana vem o próximo Post!

Fábio Hideki Kawauchi disse...

É... não rolou... :(
Tá difícil arranjar tempo!

Clarice Ishikawa disse...

Pois é, ainda é muito difícil para os homens aceitarem seu lado "feminino"...rsrs

BlogBlogs.Com.Br