domingo, 20 de setembro de 2009

Desnewtoniando

Mas afinal, por que "Desnewtoniando"?

Resumo do Post:
O princípio trazido pelas leis de Newton que mais deturpou nossa maneira de ver o mundo foi o reducionismo, que prega que tudo pode ser dividido em partes mais simples e compreendido em termos de leis fundamentais. Isto influenciou enormemente o modo como nossa ciência (principalmente a ocidental) enxerga o mundo. Newton divulgou leis relativas à física, mas o que vemos hoje é que elas influenciaram todo tipo de ciência e pensamento humano. Por isso este Blog leva o nome de "Desnewtoniando", pois é uma tentativa de reverter esta forma de pensamento reducionista imposta ao longo dos séculos.

“Only to the braves” (se você achou o resumo interessante, aprofunde-se lendo esta sessão):
Resumidamente falando, a ciência ao longo dos séculos, pelo menos aquela que foi mais amplamente aceita pela ciência tradicional ocidental, veio evoluindo de forma a tornar tudo cada vez mais concreto e analisável. Tudo o que obedecia a estes critérios, tudo o que podia ser dissecado e comprovado através da metodologia dita “científica”, foi considerado ciência, tudo o que parecia abstrato e incompreensível foi considerado misticismo infundado.

Bom, não que todas as crenças místicas tenham fundamento. Talvez nenhuma delas tenha mesmo, não há como afirmar isto. Porém, o fato é que a ciência provou que a própria ciência não estava inteiramente certa.

O ápice da racionalização do funcionamento do mundo ocorreu quando Newton divulgou suas leis básicas para a física. A lembrar: “Inércia”, “Dinâmica” (força) e “Ação e Reação”. Isso explicaria, a princípio, desde o movimento de um grão de poeira flutuando na sala até o movimento dos planetas no universo. Logicamente muitas outras teorias e estudos deram apoio à formulação destas leis, e muitos outros estudos e experimentos os complementaram, mas o fato é que descobertas recentes comprovam que nem tudo no mundo Newtoniano estava perfeito, algo não estava previsto.

O grande legado da ciência Newtoniana (e que, ao mesmo tempo em que nos ajudou imensamente, pode ter também nos minado profundamente) é o princípio do reducionismo. Este princípio prega que tudo o que se pretende analisar, por maior e mais complexo que seja, pode ser divido em partes mais simples, e entendido em termos das leis básicas que o regem.

A ciência que pode aos poucos desvendar as lacunas deixadas pela física Newtoniana é a Física Quântica e, apesar de ela mesma ainda não estar suficientemente entendida, já é inegável que existe algo por trás das leis Newtonianas (que até então vinham “regendo” nosso mundo), algo muito além de leis imutáveis aplicadas a partes separadas de um todo.

Mas, afinal de contas, para que saber o que ocorre dentro de um próton, que por sua vez está dentro de um núcleo, que por sua vez está dentro de um átomo, que por sua vez está dentro de uma molécula e, mesmo depois de ampliar-se tantas vezes seu contexto, ainda assim é invisível para mim?

Realmente este conhecimento pode não ser tão útil em nosso dia-a-dia, mas o ponto é, o reducionismo influenciou praticamente toda a forma de pensamento humano. Limitou, desviou e até mesmo desvirtuou muitas de nossas ciências e formas de pensar. Vejo hoje uma grande necessidade de mudança na forma de ver o mundo. E é a isso que se propõe este Blog: a promover a discussão entre aqueles que acham que algo precisa mudar, e a conscientizar àqueles que ainda acham que algo neste mundo pode ser chamado de “verdade absoluta”.

2 comentários:

Unknown disse...

Caraca... Parabéns pelo novo blog!

Tem certeza que foi você mesmo que escreveu isso? kkk...

Ficou muito bom! O blog ficou com uma aparência bem profissional e o texto foi muito bem escrito com a maestria de um grande escritor, mantendo do início ao fim o interesse do leitor. Já pensou em escrever um livro?

Quanto ao conteúdo apesar de não ter concordado em alguns pontos, tenho que admitir que você tem razão em alguns aspectos quanto critica o extremismo da ciência em concluir que alguns estudos já foram totalmente consolidados, mesmo diante de uma prova clara do contrário como as situações não previstas por Newton, que apesar desse pequeno lapso, foi um dos maiores cientistas e colaboradores para o grande avanço da ciência nos últimos séculos.

Desde que você não critique esse extremismo com argumentos opostamente extremistas esse blog tem tudo para fazer sucesso gerando grande interesse dos internautas.

Parabéns novamente!

Abraço!

Rodrigo Letang

Fábio Hideki Kawauchi disse...

Sim!Foi eu que escrevi! E pretendo escrever mto mais... :)
Já pensei em escrever um livro também, na verdade gostaria que este Blog fosse um ensaio para a publicação de um livro!

Quanto ao conteúdo do Blog, na verdade acredito que as falhas Newtonianas na física não foram nem tão graves, como você disse, apenas não cubriram alguns "lapsos". O que quero enfatizar é o como outras ciências resolveram seguir esses "lapsos", transformando-os em verdadeiros desastres.

Quanto às parabenizações, algo deste porte vindo de um amigo de tão longa data e de um Engenheiro tão categoricamente crítico é realmente uma enorme honra!

Obrigado!

BlogBlogs.Com.Br